Clareamento Dental

CLAREAMENTO DENTAl

O clareamento dental tem como objetivo a recuperação da cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida ou simplesmente para promover um branqueamento dos dentes originalmente mais escurecidos.

O clareamento dentário é um dos tratamentos odontológicos mais solicitados para a obtenção de um sorriso mais estético. Ele pode ser classificado como caseiro ou de consultório. A técnica mais utilizada atualmente é a caseira, que consiste basicamente na moldagem das arcadas dentárias para a obtenção de modelos em gesso, confecção de moldeiras de silicone e aplicação da solução clareadora sobre os dentes, indicados por um determinado período. Já o clareamento dentário no consultório é uma alternativa para o paciente que não foi capaz de realizar o regime caseiro ou requer resultados mais rápidos.

O clareamento caseiro funciona basicamente quando o gel de clareamento, em contato com a saliva e a estrutura dental, age como um forte agente oxidante, podendo formar radicais livres e moléculas de oxigênio reativas, capazes de penetrar no esmalte e na dentina para atingir os pigmentos escuros, quebrando suas cadeias que são bastante longas em cadeias menores, causando o efeito clareador.

CUIDADOS AO CLAREAR OS DENTES

O clareamento dental durante a sua execução pode causar sensibilidade nos dentes, principalmente quando em contato com substâncias geladas ou ácidas. Deste modo, durante a fase de clareamento, cremes dentais com ação dessensibilizantes podem ser utilizados, uma vez que este efeito é apenas transitório.

Outra recomendação importante é a suspensão de alimentos e bebidas à base de corantes, como chocolate, vinho, café, açaí, beterraba, Coca-Cola, entre outros, pois podem causar manchas sobre a estrutura dental. Na literatura odontológica podemos encontrar controvérsias em relação a este tema, porém como conduta preventiva instruímos os pacientes a reduzirem o consumo de pigmentos durante a fase de clareamento.

As recomendações feitas pelo dentista, em relação a quantidade do gel a ser aplicado nas moldeiras devem ser respeitadas, pois se disposto em grandes quantidades podem atingir a região gengival causando desconforto. Uma vez que o gel age por difusão nos tecidos dentários, não é a quantidade de produto que faz o efeito clareador e sim o tempo correto em contato com a superfície dos dentes.

Uma dúvida constante em relação ao clareamento dental é a presença de restaurações e próteses antigas, que não sofrem ação dos agentes clareadores, portanto deverão ser trocadas após o período de clareamento, pois se presentes em áreas estéticas ficarão com tonalidade diferente aos dentes clareados.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com quem você acha que deveria saber disso.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter

Instituto Odontológico Micelli Martins

O lugar perfeito para cuidar do seu sorriso!

Localizado na Barra Funda, em São Paulo, oferecemos uma variedade de tratamentos odontológicos para ajudá-lo a recuperar sua autoestima e conquistar o sorriso dos seus sonhos. 

Nossa equipe de profissionais altamente qualificados está comprometida em fornecer o melhor atendimento aos nossos pacientes, sempre com tecnologia de ponta e técnicas inovadoras. 

Agende sua consulta conosco e veja como podemos ajudá-lo a transformar seu sorriso em algo ainda mais incrível!